Machu Picchu por minha conta

Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pelo meu português, mas sou uruguaia. Não é perfeito, mas acho que posso me fazer entender.

Nessa entrada eu vou contar pra vocês como ir até Machu Picchu e não dar falência na tentativa. Certamente os Caminhos Inca e Salkantay são lindos e a experiência é única. No entanto, você só pode ir com um tour e o preço destes excede USD 400. Então, todo mundo conhece o seu bolso e se quiser uma opção econômica aqui detalho os passos a seguir. Os preços são de 2017, eles podem ter variado um pouco. Se alguém tiver informação atualizada de preços agradeço deixar comentários.

Cómo chegar a Machu Picchu desde Cusco?

1- Pegar um ônibus para Santa María

Para isso, vocês precisam ir até o terminal terrestre UTRASIC. Podem pegar um táxi até o terminal por alguns “soles” (moeda do Perú). Para maior referência, fica aproximadamente a 10 minutos de carro da Plaza Mayor de Cusco. Os ônibus saem daqui, mas também oferecem vans compartilhadas ou vans particulares. Os ônibus custam entre 5 e 6 dólares, enquanto a van pode custar até 10 dólares. Pode pechinchar (adoro essa palavra :D), mas não muito, e na verdade eu acho que não vale a pena porque é muito barato. Sempre faça a conta e você verá que está pechinchando por um ou dois dólares, não estou dizendo que está errado, mas é importante não perder a perspectiva.

Devemos ter em mente que é uma viagem de 5 ou 6 horas pelas montanhas, e do outro lado temos um precipício. Para quem gostar de adrenalina!

adrenalina.gif

Nós fomos no ônibus, mas honestamente, se são de ficar enjoados (como eu) ou se estão com medo da rota, por alguns soles a mais podem ir mais confortáveis na van. Recomenda-se sair no início da manhã pela quantidade de horas de viagem, já que depois será necessário chegar até Santa Teresa, e é aconselhável chegar de dia pois as estradas são perigosas. Se chegarem quando já está escuro, é melhor dormir em Santa Maria mesmo. Não se esqueçam de dizer ao motorista que vão descer em Santa María, pois não é o último ponto do ónibus.

2- Pegar uma van ou táxi compartilhado para Santa Teresa

Assim que vocês desçam em Santa María, lhes será oferecido este tipo de transporte. Nós fomos em uma van com mais pessoas e eles cobraram 10 soles para os dois (3 dólares). A viagem leva cerca de uma hora. Se saírem cedo, é melhor dormir em Santa Teresa, pois os aguarda uma caminhada de 10 quilômetros, e o ideal é fazê-la pela manhã, mais descansados.

Em Santa Teresa, há um ou dois hotéis, embora eu tenha procurado por booking e, provavelmente, se consultarem com os moradores terão outras opções. Reservei um desses hotéis e foi tudo perfeito, simples mas com as comodidades necessárias. No final do post deixo um link para reservar por Booking.

3 – Apanhar um táxi para a hidrelétrica

É melhor fazê-lo no início da manhã pois terão que andar muito. O táxi custa entre 3 e 5 soles por pessoa, dependendo de quantas pessoas levar. São aproximadamente 20 minutos para completar a viagem. Novamente, é uma estrada através da montanha, com muitas curvas, com apenas um caminho, e motoristas que vão e vem em ambas as direções e que usam suas buzinas para avisar que eles vem nas curvas.

adrenaline_car

4- Caminhar 10 km até Aguas Calientes

 

Quando estiverem na usina hidrelétrica, terão que andar 10 quilômetros seguindo os trilhos do trem. Não  vão se perder nem é perigoso, sempre há turistas fazendo a trilha. A caminhada levará você diretamente para a entrada de Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo.

Em Aguas Calientes também podem ficar, e talvez seja ideal descansar naquele dia para ir até Machu Picchu na manhã seguinte.

5- O retorno

train-43369_640

Voltei de trem para Ollantaytambo e de lá de ônibus para Cusco. Mas existem várias opções. Vocês podem perfeitamente fazer o mesmo caminho alternativo de volta, ou podem ir de trem direto para Cusco. Achei o trem muito bom para o retorno porque nós já estávamos cansados e o passeio de trem é muito agradável. Mas cada um sabe do seu bolso, e o trem é a opção mais cara, com um custo mínimo de US $ 60 por pessoa. O ônibus de Ollantaytambo para Cusco, dependendo da estrada, leva perto de uma hora e meia e se ficaram enjoados no caminho ao Machu Picchu (como eu) não se preocupem que esta estrada é muito mais tranquila.

Finalmente, deixo os links para reservar trens e hospedagems:

Perú Rail

Inca Rail

Booking*

Aprecio se vocês pudessem corrigir meu português para eu aprender.

* Booking não me paga para recomendá-lo, é simplesmente a plataforma que eu encontrei mais confortável para reservar hotéis e outras hospedagems. Se vocês me escreverem um comentário, posso enviar um link com um desconto de 15 dólares. Quando reservarem, eles também vão me recompensar. É o mesmo desconto que eles dam para todos os usuários por um amigo fazer uma reserva, você pode pedir para um amigo mesmo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s